Saúde – uma atitude
Dia 7 de abril é comemorado Dia Internacional da Saúde. Temos o que celebrar! O IBGE diz que a expectativa de vida do brasileiro subiu de 42 anos em 1940 para 73 anos em 2010. Neste mês a primeira meta do Objetivo Do Milênio (ODM) foi alcançada: foi proporcionado água potável para a metade da população que não tinha acesso a este bem quando os ODM foram estabelecidos.
Esta ação sozinha significa um acréscimo em saúde para milhares de pessoas. Políticas de saúde nacionais e internacionais apontam prioridades e caminhos para levar saúde à população. Estas políticas afetam a todos nós. Como cristãos, devemos pedir ao Pai, que dê sabedoria e temor aos que ditam e executam as leis, para que as decisões conducentes a saúde sejam escritas e implementadas.
E a nossa saúde, como vai?
Quase todos já ficamos de cama por conta de uma boagripe e uma comida que não caiu bem. Alguns convivem com doença crônica de maior ou menor gravidade. Vem a pergunta: temos saúde? E oque vem a ser saúde? Existemmuitas definições de saúde, então vou arriscar mais uma: Saúde é atitude!
A Bíblia traz conselhos que levam a saúde, não só a individual, mas também coletiva: “Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você”, “os conselhossão vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo”, “a língua dos sábios é saúde”, “o embaixador fiel é saúde.” Provérbios 4.6, 4.22, 12.18 e 13.17.
A sabedoria nos protege de acidentes. Acidentes de trânsito, de trabalho e domésticos impedem milhares de pessoas de trabalhar, absorvendo recursos públicos e individuais que poderiam ser utilizados em atividades mais produtivas.
Um outro exemplo: Fidelidade! No casamento, nas finanças, nas amizades e a fidelidade a Deus traz saúde. Pensando nos dez mandamentos, quanta ansiedade e noites em claro são causadas por aqueles que decidem viver em adultério, ou roubar, ou entrar em dívida? Sabemos que estas preocupações acarretam inúmeras doençafísicas. Por vezes encontramos tempo para consultar especialistas e colocamos mais fé em um exame de tecnologia de ponta, do que no meditar da palavra de Deus e tirar dela saúde. Fé e fidelidade estão extremamente imbricados com o tema saúde.
Em Atos 27 temos a situação de grande tempestade no mar, onde Paulo fala aos que estavam no navio: “Agora comam alguma coisa por favor. Vocês precisam comer alguma coisa para continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo. ... Então todos ficaram com coragem e comeram”. Por sua fé em Deus, Paulo levou os outros a sentirem coragem e tomaram atitude em direção à vida. Confiantes em Deus, podemos ser esteio na nossa sociedade.
Saúde é atitude nas escolhas diárias
É um conhecimento científico bem difundido que alimentação saudável e exercício físico são essenciais à saúde. O número de pessoas com diabetes e hipertensão tem crescido, em grande parte em decorrência da alimentação e sedentarismo que a vida moderna tem imposto.
Mas será que a vida moderna pode realmente nos impor?
No nosso dia a dia, contamos com o fruto do Espírito, o domínio próprio, para nos ajudar nas escolhas alimentares e atividades físicas. Muitas vezes valorizamos mais duas horas esperando na fila de um posto de saúde do que 40 minutos de caminhada, dezenas de reais gastos em medicamentos do que em um esporte ou escolhas alimentares saudáveis. Que o Pai ajude a cada um de nós a dar lugar a seu Espírito também nestas coisas que parecem pequenas.
Saúde é atitude na hora das refeições
A hora da refeição é um momento para estarmos cheios de gratidão a Deus pelo alimento. É hora de meditar nas inúmeras etapas e pessoas envolvidas para que aquela comida esteja à nossa frente. É hora de compartilhar com familiares e amigos este momento de bênção. Talvez não seja a melhor escolha neste momento ligarmos a televisão e assistirmos noticiários, que normalmente trazem cenas tristes e de violência, ou assistirmos cenas de brigas familiares em novelas. As palavras suaves são saúde para os ossos (Provérbios 16.24).Vamos tomar uma atitude que traz saúde.
Convivendo com enfermidade
Por motivos diversos, muitos de nós convivemos com doenças crônicas e debilitantes, uitas vezes enfrentando tratamentos difíceis e demorados. Como lidar com isto?Da mesma forma, voltamos a Bíblia. Encontramos histórias de milagres, como recebeu o oficial romano em Mateus 8, que mediante a sua fé, Deus curou o seu servo. Outras vezes, Deus nos permite passarmos ou mesmo convivermos com doenças sérias e crônicas, e o milagre que Ele realiza em nós não é o da cura daquela doença, mas o de nos dar força, conforto e mesmo alegria de viver diante das adversidades. Ele é o Deus da paz, a alegria do Senhor é a nossa força. Durante períodos difíceis de doença, as sábias palavras bíblicas sobre saúde nos fortalecem. legres e bonitos – a atitude correta
Adorar a Deus nos traz alegria (Neemias 12.43). O coração alegre aformoseia o rosto
(Provérbios 15.13). Seja orando pelos governantes e executores na área da saúde, seja cuidando da nossa
saúde e da dos nossos, vamos mostrar ao mundo que somos alegres e formosos pois servimos ao Senhor.
Autora: Suzana de AzevedoGreenwood
Enfermeira, especialista em Eucação em Saúde
Departamento de Ação Social CBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário