quarta-feira, 14 de julho de 2010

OS BATISTAS E O CRACK

No ano de 2009, Missões Nacionais convocou os batistas brasileiros a enfrentarem o mundo das drogas para resgatarem a dignidade e a vida daqueles que vivem neste submundo.

O ponto inicial foi a cidade de São Paulo, onde, nos arredores do templo da Primeira Igreja Batista em São Paulo, um número incalculável de flagelos humanos vagueia sem destino e esperança, apenas em busca da droga que, ao mesmo tempo em que proporciona um efêmero momento de prazer, destrói suas vidas. Em parceria com a PIB em São Paulo foram enviados o casal missionário que coordena o projeto e uma turma de Radicais Brasil, missionários voluntários que doaram um ano de suas vidas para o resgate destas almas.

Hoje já foi enviada a segunda turma de Radicais, um espaço foi alugado para que o projeto se desenvolva em uma das ruas da Cracolândia paulista e justamente neste espaço, desde março de 2010, funciona a Missão Batista Cristolândia, símbolo do objetivo de transformar a Cracolândia em Cristolândia. Esta transformação tem acontecido lentamente, mas frutos têm sido colhidos ali e vidas estão sendo resgatadas e transformadas pelo poder de Deus. O fato é que somente pelo poder de Deus esta obra é possível.

A revista “Época”, há duas semanas, dedicou 9 páginas à questão do crack e já na chamada destacava: “Pesquisa inédita mostra que as famílias não sabem onde obter ajuda”. A mesma pesquisa mostra que a busca por ajuda especializada fica no mesmo nível da busca de ajuda na religião. A psiquiatra, especialista em dependência química, que comandou a pesquisa, comenta o dado: “É como se você tivesse diabetes e procurasse um padre para se tratar”. Outros destacam a persistência dos grupos evangélicos para persuadir os usuários a buscarem tratamento, o que não ocorre no sistema público de saúde.

A realidade é que homens e mulheres, da infância até a vida adulta, estão reféns da droga que é considerada a mais perigosa da atualidade. E lá nas ruas da Cracolândia que os missionários dos batistas brasileiros encaram o problema, presenciando o mover de Deus a cada instante. Além da batalha espiritual constante, os missionários enfrentam também santos problemas, se assim podemos chamar. O local onde funciona o projeto já está pequeno para a grande demanda e o número reduzido de comunidades terapêuticas disponíveis retarda a recuperação e transformação de vida dos que decidem pelo tratamento. Em São Paulo não há uma comunidade terapêutica batista e as que existem em outros estados não dão vazão ao grande número de pessoas que desejam ser tratadas. A carência deste tipo de serviço não é restrita ao arraial batista. No estado só há uma clínica pública de reabilitação e está em São Bernardo do Campo, segundo divulgado na “Época”. Por outro lado, o custo de uma internação particular é muito alto.

Na Cristolândia, todos os dias são atendidas, em média, 60 pessoas no café da manhã, indivíduos que também tomam banho, recebem roupas limpas e participam de estudos bíblicos. Além disso, diariamente há três cultos: Pela manhã, à tarde e à noite. “As pessoas estão sedentas de Deus e muitas vão até lá em busca de uma palavra de conforto, de uma palavra de carinho, de uma palavra amiga. E nessa busca elas terminam encontrando o que procuram: Jesus Cristo”, compartilha o pastor Humberto Machado, coordenador local do projeto.

Segundo o missionário, as histórias das pessoas são parecidas, estão nas drogas por alguma desilusão, desestrutura familiar, perda de emprego e buscam aceitação e felicidade no lugar errado. Uma vez afundados nas drogas acham que não são dignos, não são merecedores, da graça de Jesus.

“Quando aceitam Jesus, percebem que Deus não os criou para viverem daquele jeito e querem realmente se libertar das drogas, do álcool. Porém, sozinhos eles não conseguem e aí entra a nossa luta, pois é muito triste ver pessoas, depois de aceitarem Jesus, terem que voltar para as ruas, onde acabam se drogando e voltando no dia seguinte clamando para sair dali, desejando tratamento”. Para amenizar esta situação, os missionários fecharam uma parceria com um albergue da cidade. Todas às noites as pessoas que aguardam por uma vaga para tratamento serão levadas ao albergue, onde dormirão e pela manhã serão levadas novamente à Missão Batista Cristolândia, onde passarão o dia. Novos projetos, como alfabetização para adultos, oficinas de música, atendimento psicológico, culinária, aula de balé para crianças, de informática e outras oficinas, estão sendo implantados para auxiliar no resgate dos dependentes químicos.

O pastor Humberto faz um apelo ao povo batista: “Precisamos orar e investir nesse projeto, orar para que Deus levante mais voluntários para somar com os Radicais Brasil. Precisamos clamar por ampliação do espaço do projeto e pela ampliação das comunidades terapêuticas, principalmente em São Paulo, para que possamos atender a tantas pessoas quanto Deus nos mandar. O investimento é alto, a luta é grande, mas cremos no poder de quem nos chamou para a obra e contamos com a ajuda de todos os irmãos, pastores e igrejas, pois uma alma vale mais que o mundo todo”. Uma mulher resgatada daquelas ruas e encaminhada à Comunidade Terapêutica Élcia Barreto Soares, em Campos (RJ), declarou: “Conheci na boca do inferno ou boca do crack (como é conhecida a Cracolândia), a Cristolândia, onde tive forças para pedir ajuda e fui encaminhada para a CTEBS, lugar onde tenho encontrado amor, apoio e motivação para ser uma pessoa melhor. Encontrei aqui o que não encontrei em outros lugares: O amor verdadeiro, acolhimento e também forças em meus dias de crise.

Quero ser totalmente restaurada, fazer um curso de enfermagem. Meu grande desejo é me preparar para ser uma Radical, ser instrumento de Jesus e viver somente para sua honra e sua glória".

É tempo de avançar demonstrando compaixão e graça aos caídos à beira do caminho. “Não adianta apenas ter compaixão, é necessário ministrar graça, abençoar as pessoas com aquilo que temos e que elas não têm: A palavra de Deus”, destaca o diretor executivo de Missões Nacionais, o pastor Fernando Brandão.

Se depender de você, quantas outras vidas terão a oportunidade de transformação e de restauração de seus sonhos? Se você deseja apoiar este projeto, entre com contato com pambrasil@missoesnacionais.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e informe-se como poderá fazer.

MARIZE GOMES GARCIA

Redação de Missões Nacionais - www.jmn.org.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário