terça-feira, 3 de abril de 2012

Abril, mês da Escola Bíblica Dominical

Editorial do Jornal Batista Online

Ser como Cristo praticando a Bíblia é o grande desafio deste ano. Viver uma vida íntegra, a partir das escrituras bíblicas, só irá acontecer quando a Escola Bíblica Dominical for uma das prioridades. E para isso é necessário se conscientizar da real importância da EBD,o quanto ela é importante para o crescimento espiritualde todos, sejam recém convertidos ou aqueles que cresceram dentro de uma igreja. É dentro da EBD que se criam líderes e se prepara para a vida em comunidade.

Mas o objetivo maior, que é entender a vontade de Deus e seus mandamentos,só será alcançado quando os
professores compreenderema necessidade espiritual de seus alunos. Conhecer algum membro que só vai para igreja assistir ao culto é fácil, infelizmente. O resultado da ausência na EBD ou da falta de Escolas Bíblicas fortes, são irmãos despreparados que cometem erros sobre coisas simples e primordiais ensinadas por Deus de forma clara na Bíblia.

É na EDB que toda a igreja tem a possibilidade de desenvolver seu conhecimento bíblico, ter voz ativa para discutir cada versículo bíblico, usar todas as ferramentas necessárias e disponíveis para o melhor aprendizado da Palavra e discutir as linhas de pensamentos e traduções. A EBD é tão importante dentro da comunidade cristã, quanto o louvor e a mensagem do pastor. Mas é na EBD que qualquer pessoa tem a liberdade de parar a mensagem para perguntar o que não foi compreendido, ou apresentar uma segunda
opinião. A EBD é o primeiro passo para o crescimento espiritual de todo um conjunto, nesse caso, a igreja.

E é porque faz parte do crescimento espiritual, que é necessário uma atenção especial para as literaturas
escolhidas para estudo. Estar de acordo com a Bíblia é primordial, mas também escolher uma revista que o tema central faça parte do momento espiritual vivido pela igreja, também é importante.

Procure pesquisar as opções de literatura e tome cuidado para não escolher um estudo fraco, que não acrescente. E assim também deve ser o preparo e escolha dos professores. Chega  de encaixar pessoas para assumirem os cargos apenas porque essas são pontuais, firmes e constantes. Todos precisam de líderes que tenham essas características também, mas acima de tudo, de líderes que tenham sede da Palavra de Deus. Pessoas que buscam o conhecimento e se preocupem pela formação de outros líderes.

Ore, como igreja, para que o próprio Deus levante mensageiros da tua Palavra. Pessoas estas que se dediquem no preparo do ensino, pessoas que se preocupam em fazer a diferença. O desafio de qualquer ser humano é deixar seus pecados e seguir uma vida íntegra, viver uma constância diante de tudo o que lhe é ensinado.

Mas é justamente por isso que a EBD não tem um fim, como a escola, a faculdade, a pós graduação. A Escola Bíblica é feita durante toda uma vida, porque a Palavra é viva e sempre traz uma nova visão pela fé. Isso também, porque qualquer servo do Senhor convive com a sua natureza humana e precisa saber como lhe dar com as crises durante a vida. Como o apóstolo Paulo descreveu: “Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz” (Rom7.19-20).

Se você deseja ser sábio e ter uma vida constantemente íntegra, mas olha para a Escola Bíblica como mais um evento da igreja, entenda que ela é a escola do saber de Deus. Uma escola que está preocupa com quem você foi, com o que você é e com o que você será. Discuta, participe, compartilhe os pensamentos de Deus através desta escola.

Nós os batistas brasileiros comemoramos no 4º domingo de abril o dia da escola bíblica dominical.

Fonte: Jornal Batista Online Ano CXII

Edição 14
Domingo, 01.04.2012 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário