segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A PERSEVERANÇA DO SALVO

              Existe um ensino segundo o qual o crente não está salvo eternamente, precisa lutar para não perder a salvação e assim chegar ao céu. A Bíblia ensina que há uma salvação agora e eterna: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. ...Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre”. João 6.47, 51. Baseado em tão grande promessa, o crente já está salvo e eternamente. Do contrário as palavras de Jesus acima citadas, ficariam sem sentido. Sendo assim o verdadeiro salvo jamais

pecará ao ponto de desviar-se do Senhor, mas sempre se arrependerá e jamais viverá na prática voluntária do pecado (I João 3.9). O crente genuíno é ovelha de Jesus o bom pastor (João 10. 4,5). Por isso uma vez salvo ele permanecerá firme nos caminhos do Senhor, salvo para ser santo, não para viver pecando ( I coríntios 1.2) . Por isso a salvação eterna não é pretexto para vivermos no pecado como falsamente afirmam os defensores da perda da salvação. Dizem estes: “e o crente não perde a salvação, então pode pecar a vontade”. Para estes a Bíblia dá a resposta: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6.1,2

Sim o crente está na graça de Deus para sempre mas não por causa disso vive no pecado pois para o mesmo morreu (Rm 6. 7,8). Como um crente pode voltar ao pecado se o mesmo não mais o domina? A Bíblia é clara ao afirmar que o verdadeiro salvo não pode ser mais dominado pelo pecado (Rm 6.14). Por isso não peca habitualmente. Aqueles que se dizem crentes e percebe-se dominados pelo pecado novamente nunca foram ovelhas de Jesus, mas uma falsa ovelha, uma porca lavada: “Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”. II Pedro 2. 22.

Vejamos mais provas sobre a segurança do salvo:

1) É promessa de Jesus segurar o crente até o fim. “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (João 10. 28). “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. (Hebreus 7.25

2) É próprio Deus quem diz que o crente não se desvia dele “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim”. Jeremias 32. 38-40. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Col. 3.3

3) O crente não pode ser tragado pelo diabo e perder-se, é também promessa de Deus sermos guardados do Diabo até o fim: “Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno”. II Tessalonicenses 3.3. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” I João 5.18. “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém”. II Timóteo 4. 18

4) O crente não perde a salvação porque jamais sairá de Cristo, e Cristo jamais sairá do crente , pois o crente é um o Senhor: “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito”. I Coríntios 6. 17. Outro texto João 17. 26

5) O crente não perde a salvação porque os dons de Deus são irrevogáveis, isto é para sempre: “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Romanos 11.29

“Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades” Hebreus 10.16,17.
Nos diz a Bíblia que fomos comprados por um alto preço (I Pedro 1. 18,19). Por isso não somos de nós mesmos ( I Coríntios 6.19,20), somos propriedades de Deus. Agora pense, como pode perder-se alguém cujo proprietário é o todo poderoso?

Henrique Ventura

Membro da Igreja Batista Moriá em Fortaleza.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário