quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ANTES DO NAMORO

        Resolvi discorrer sobre este assunto após uma não curta vivência, ao longo dos meus 17 anos no evangelho, no meio dos jovens cristãos. Durante este tempo, estive liderando grupos jovens nas igrejas que passei, e hoje como pastor de jovens e adolescentes, me sinto na responsabilidade de falar sobre as inúmeras dúvidas que pairam na mente dos mancebos evangélicos a respeito do namoro cristão.

        Na maioria das vezes, as dúvidas são de novos decididos que chegam ao seio da igreja ainda com a referência mundana do namoro e procuram saber como é namorar sendo um cristão. Mas, às vezes me deparo com jovens que já possuem tempo de caminhada ao lado do Senhor e buscam ajuda para viver um namoro santo na presença de Deus. Questões como: quando namorar, como saber se é de Deus, quais os limites no namoro, são as mais recorrentes.

        Segundo o que vi e vivi no meio dos jovens, gostaria de dar uma pequena contribuição que, julgo eu, facilitará a caminhada nesta fase tão complexa de nossas vidas. Se você é um novo decidido, ou um crente que nem ao menos conhece os rudimentos do evangelho, não procure namorar agora, não busque relacionamentos neste momento, mas busque o conhecimento e a unção de Deus, através do estudo, da leitura da palavra, da oração e presença nos cultos. Busque se fortalecer no Senhor, pois a grande maioria que adentra pelo caminho do namoro prematuro, não priorizando a busca do reino, acaba caindo na cilada do diabo, tendo uma vida de fornicação e impureza, e deixando de experimentar o “Melhor de Deus” para suas vidas.

        Agora, se você é um crente maduro, não busque namorar com novos decididos, pois a identidade cristã dele ainda está em formação, o que poderá trazer dificuldades para o casal viver um namoro que agrada a Deus. Além de tirar a prioridade do novo decidido em buscar ao Senhor. Precisamos entender que o ato de namorar, por mais que não desejemos, nos leva para a uma luta dentro do território de domínio do inimigo, o território da carne. E não é qualquer um que vence essa luta, mas aqueles que já possuem impressa em seus corações a palavra de Deus. São crentes que, antes de qualquer coisa, são compromissados com Deus. Servos que já possuem a sua identidade cristã formada, e não trocam a sua comunhão com Deus por nada neste mundo, cujo temor do Senhor é um princípio de vida. Filhos que entendem com precisão os seus limites e não ousam em ultrapassá-los.

         A bíblia diz que “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Se não nos fortalecermos no Espírito, como não nos inclinaremos para as coisas da carne? A inclinação da carne é morte e inimizade contra de Deus. Portanto, é necessário pensarmos não apenas duas, mas, três ou quatro vezes antes de iniciarmos um relacionamento, se realmente queremos ter uma vida que agrada a Deus. Existem “filtros” que ajudarão aos jovens, que namoram ou querem namorar, a viverem uma vida santa e sob a direção de Deus. Abaixo eu listo alguns deles:
  • Ore para que Deus tire a ansiedade do seu coração sobre o namoro. Deus não opera quando estamos ansiosos, mas apenas quando descansamos nele. Se você estiver ansioso e aparecer algum pretendente para namorar contigo, desconfie, pois certamente Deus não estará neste negócio.
  • O namoro entre adolescentes é algo complexo e perigoso que se possível deve ser evitado. Mas como isso é difícil na maioria das vezes, os pais devem acompanhar muito de perto o relacionamento do tenro casal. Não permitindo que o mesmo seja encarado como algo “sério” pelo adolescente, pois isso pode trazer um jugo de responsabilidade sobre o mesmo, daquela do tipo: “está namorando para casar!”. Esta não é a hora dele se preocupar com isso, mas de estudar e viver a vida de adolescente.
  • Antes de iniciar um relacionamento é importante ter a aprovação e benção dos pais; isto atrairá a benção de Deus sobre o seu namoro. Caso tenha dúvida sobre o (a) pretendente, peça orientação aos seus pais, ou ao seu pastor. Caso você não conheça o (a) pretendente há muito tempo peça informações dele, de forma discreta, para os pastores e/ou irmãos adultos na fé. Se necessário, fale com o seu pastor sobre seus planos de namoro e peça a ajuda dele em oração.
  • Antes de iniciar um relacionamento, escolha antes ter um período de conhecimento, de aproximação amiga sem contato. Durante este período, ambos devem estar orando separadamente (sem beijos) para que Deus confirme em seus corações as suas intenções; Mas lembre-se, isto não é a única coisa a se observar. Na hora de decidir se aquele é ou não a pessoa que Deus escolheu para você, é necessário tirar o sentimento um pouco de lado, pois “enganoso é o coração do homem”, e colocar a razão no comando da sua decisão. Deus fala de várias maneiras, mas infelizmente são muitos os jovens que espiritualizam muito as suas decisões, esquecendo que na maioria das vezes Deus fala através das coisas mais simples, e racionais que estão nuas e patentes diante de nós.
  • Por mais que não queiramos admitir, o que traz estabilidade a um casal é muito mais do que um simples sentimento. Está envolvido nisso classe social, nível cultural, projetos para o futuro, temperamentos, local de moradia, igreja em que congrega e etc. E essas coisas nada tem a ver com o sentimento de um para com o outro, muito menos com espiritualidade. Após a decisão de iniciar o namoro, comunique ao seu pastor e peça a oração e o acompanhamento dele.Não namore com pessoas preguiçosas. Você evitará grandes problemas no futuro. Investigue se ele (a) gosta de estudar, se já está trabalhando. Não é bom namorar com jovens desempregados, pois a bíblia diz: “Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa” (Pv.24.27).
  • Evite estar em locais sozinho com seu (sua) namorado (a). Prefira freqüentar locais públicos; esta é uma das principais armas de satanás para prender os jovens no pecado da fornicação e da impureza. Não se esqueça de que você é casa, templo do Espírito Santo de Deus e que existe uma grande nuvem de testemunhas ao nosso redor. Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc. 26.41)
Pr. Nilson Cruz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário