sábado, 26 de março de 2011

Quando morre um servo de Deus.

Texto Bíblico: I Tessalonicenses 4. 13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

1 - PAULO NOS ENSINA DUAS  LIÇÕES SOBRE A MORTE DE UM ENTE QUERIDO:

a) Não devemos ser ignorantes sobre os mortos.

Ou seja, não devemos ser desinformados sobre o assunto. O cristão deve ter suas convicções sobre a eternidade, com base na Palavra de Deus. Para que não seja enganado por falsos ensinos. Para que não ensine heresias.

Um dos assuntos que mais as pessoas tem curiosidade é sobre a e-ternidade, a outra vida. A vida após a morte, por isso é um dos te-mas mais usados pelo Diabo para difundir suas mentiras. Para isso ele vai se utilizar principalmente das seitas.

O cristão não pode ignorar esse assunto, temos que conhecer como Paulo nos recomenda, até porque nunca estamos isentos de enfren-tarmos uma situação dessas bem próximo a nós. Esse conhecimento vai nos levar a tomar outra atitude recomendada por Paulo nesse versículo.

b) Não devemos nos entristecer como os que não têm esperança.

Os que não têm esperança geralmente são pessoas que não conhe-cem a Bíblia, conhecem o assunto de forma superficial adulterado pelos falsos ensinos. Tais pessoas não têm convicção de salvação. Nunca entregaram suas vidas a Jesus e tem as idéias mais absurdas sobre vida após a morte. Essas pessoas não tem uma esperança real sobre a eternidade e não sabem para onde vão.

Por isso não tem esperança, a morte parece ser o fim para elas, em suas mentes paira a idéia de uma separação eterna. Por esta causa jazem no desespero, na depressão, vão ao fundo do posso ante a perca de um ente querido. Paulo ensina que o cristão não deve se entristecer a tal ponto como esses que não tem esperança.

Não significa que não sofremos ou choramos, nos angustiamos mediante a partida de uma pessoa querida. Mas essa dor tem limites, ela não pode nos levar ao fundo do posso, há um consolo em nós por parte de Deus. II Cor 7. 6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou...; 7. 4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

2 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO QUE O SERVO DE DEUS DEVER TER.

a) Não pesa nenhum débito diante de Deus contra nossas vidas que possa nos condenar.

Para quem já está em Cristo. Rm 8. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. ;

b) Deus deseja que tenhamos essa certeza, de perdão e vida eterna.

I João 5. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida e-terna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

c) Essa promessa deve nos levar o cristão a não temer a eternidade.

II Cor. 5. 5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

Muitos outros textos retratam a certeza desse perdão para o pecador arrependido que está em Cristo. A salvação não é pelo que fazemos pra Deus mas sim pelo que Jesus fez por nós. Ele nos garantiu em sua palavra perdão e salvação para quem está nele.

3 – A MORTE DO CORPO.

a) Temos um corpo perecível, frágil sujeito a muitas limitações e com o passar dos anos o desgaste aumenta.

SALMOS 90. 10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

b) Nosso corpo terreno tem uma estrutura que não pode entrar no céu, é uma outra dimensão.

I Cor 15. 40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.

c) O corpo do cristão que receberemos na ressurreição não é perecivel, não se desgasta é preparado para a eternidade.

 I Cor 15. 42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.

d) Teremos um corpo cheio de vigor com semelhanças ao de Jesus.

 Fil 3. 20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde tam-bém esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Que promessas maravilhosas Deus têm aos seus servos, isso não é utopia, filosofia humana, é o ensino claro da Palavra de Deus, revelado ao seu servo Paulo. Temos muitos motivos para não nos entristecermos como os que não têm esperança.

4 – PORQUE MORTE DE UM CRENTE É BEM VISTA AOS OLHO DE DEUS.

a) Estando vivo ou morto somos do Senhor (Rm 14.8).

b) Estaremos em união eterna com Deus, nunca nos separaremos dele. (I Ts 4.17).

c) A partida de um crente é triunfante (Lc 16.22).

d) É preciosa, pois já fomos resgatados das garras do diabo (Sl 116.15).

e) Deus nos mostra que é o bem mais precioso que temos é a vi-da eterna (Lc 10.20).

5 – SOBRE O CÉU:

a) Um lugar construído por Deus (II Cor 5.1; Heb 11.10).

b) O que não haverá ali (Ap 21.4; 22.3-5).

c) Quem não entrará ali (Ap 21.27).

6 – AS RECONPENSAS:

a) Do nosso trabalho na obra de Deus (I Cor 15. 51)

b) Aos perseverantes em meio a perseguição (Mt 5.11,12)

c) Coroas incorruptíveis ( I Cor 9.25).

Poderíamos falar muito mais desse lugar chamado céu, apesar da Bíblia não detalhar muito sobre o mesmo, mas é o suficiente para termos uma idéia geral sobre o que espera um servo de Deus após sua morte. Por isso viva em sinceridade, use os dons que Deus lhe deu para glórificar o nome de Jesus. fuja do pecado, das armadilhas do diabo.

Um lugar de trevas e sofrimento eterno espera também do outro lado, aos desobedintes ao evangelho e aos que deprezam a coisas de Deus. Não deixe para se concertar amanhã, esse amanhã pode ser tarde.

II Tessalonicenses 1 .7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,



8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;


9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,


Em Cristo Jesus
Pr. Eronildo Rodrigues Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário