sábado, 28 de maio de 2011

CRENTES NÔMADES

Nômades são pessoas que não param em lugar algum. Vivem de lugar em lugar em busca de sobrevivência, e a duração em algum lugar depende de como as coisas estão favoráveis sempre do ponto de vista material. Essas pessoas geralmente perdem sua identidade assimilando elementos das várias culturas por onde passam. Muitos crentes nos dias de hoje estão vivendo de forma nômade espiritualmente falando, vivem de igreja em igreja, assimilam em parte costumes e doutrinas de todas as igrejas, mas terminam por não se firmarem em nenhuma delas.

São geralmente bons críticos dos outros, mas falhos na auto-crítica; isto é: conseguem com muita precisão perceber onde existe uma falha por menor que seja, só não conseguem ver o erro que estão cometendo. Geralmente valorizam de cada igreja aquelas coisas que lhe agradam, mas nunca aprendem a conviver com aquelas que agradam os outros, e o que é pior, nunca se preocupam com o que realmente agrada a Deus, mas só com o que agrada a si mesmo. Em uma igreja não fica por causa do pastor, em outra por causa do louvor, em outra por causa da doutrina, em outra por causa das exigências e cobranças, e por aí vai. O crente nômade nunca pensa sobre o quanto poderia servir, ser útil a Deus e ao próximo, ele pensa a maioria do seu tempo no quanto está precisando receber compreensão, carinho, cura, prosperidade, promoção, reconhecimento, alegria e bem-estar. Até conhece muitos textos isolados da Bíblia, mas nunca dar muita atenção aquele que diz: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35).

Na procura de muitas bênçãos, aproveitam todas as programações das igrejas da cidade, e desse modo nunca tem tempo para a igreja onde é membro, quando aparece é para notar todas as coisas erradas que porventura esteja acontecendo em sua igreja, e com esse procedimento o crente nômade nunca cresce espiritualmente, nem contribui para o crescimento de sua igreja. Aos que assim vivem a palavra de Deus adverte: “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram” (Hebreus 13:9). Note bem a frase: “doutrinas várias e estranhas”! Tenha cuidado com aquelas práticas misteriosas com aparência de poder espiritual, mas estranhas as Escrituras Sagradas.

Pr. Vinicio Pacífico de Melo
PASTOR DA IGREJA BATISTA EM VARJOTA - CE


VEJA TAMBÉM:






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário